Sobre a curiosa placa da CPTM

Quando somos crianças, os finais de semana em que nossos pais nos levam para passear de bicicleta no parque ou na praça são alguns dos mais divertidos.

Prendemos a bicicleta no bagageiro do carro ou então, se for perto, vamos pela calçada desmontando da bicicleta nos cruzamentos para atravessar com cuidado. Aparentemente nossos pais queriam nos mostrar que a rua é perigosa e a bicicleta não é transporte, é apenas uma diversão que vamos aproveitar no parque.

E deve ser um resquício deste raciocínio que fez a CPTM instalar uma placa proibindo os ciclistas de pedalarem pela ciclopassarela inaugurada no Itaim Bibi ontem (20/agosto).

Que outro motivo poderia explicar isso, se não o costume de pensar que bicicleta não é um meio de transporte que precisa de uma rede cicloviária integrada? Ou então, a ideia de que a ciclovia é um local onde as pessoas levam a bicicleta para passear?

A orientação de que é “perigoso” faz pouco sentido para a estrutura construída respeitando os parâmetros de estruturas cicláveis internacionais, como a cicloativista Renata Falzoni mostrou neste vídeo.

Pelo visto alguns órgãos públicos mostram que já entenderam a ideia e correm para ser adaptar aos diferentes modais, mas outros parecem que ainda vão levar algum tempo para se habituar.

Já o Metrô de São Paulo mostra que entendeu parcialmente a ideia. Por um lado, o Metrô ainda não percebeu que as pessoas vão para o trabalho de bicicleta, mas recentemente descobriu que as pessoas voltam do trabalho de bicicleta! Deve ser por isso que o Metrô aceita ciclistas em seus vagões todos os dias apenas depois das 20h30!

 

Foto: Instituto CicloBR

Anúncios

Uma consideração sobre “Sobre a curiosa placa da CPTM”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s